terça-feira, outubro 24, 2006

CONSTRUÇÃO DA VIDA


Um dia desses eu estava na varanda observando do alto o trabalho dos pedreiros e seus auxiliares na construção da casa ao lado e da frente. Até aquele momento eu ainda não havia tido interesse em conhecer as etapas de construção de uma residência. Com uma repentina curiosidade puxei conversa com um dos pedreiros, um sr. bastante simpático. Na verdade foi um daqueles interrogatórios que há quem diga que são tão empolgados e insistentes quanto os de uma criança; não seria este o caso?
Gente...!! É preciso muita paciência! Construir é unir tijolo por tijolo, em seu devido lugar, na hora certa, seguindo um planejamento. Requer dedicação, esforço e às vezes uns bons machucados.
No decorrer da nossa conversa comecei a perceber que a vida da gente também é assim. Esse lance de alicerce, alvenaria, cobertura, revestimento e pintura são fases também da formação dos nossos relacionamentos, da conquista dos nossos objetivos, da construção das nossas vidas!
A gente edifica passo por passo, dia após dia; planejamento e determinação para segui-lo são essenciais, assim como a dedicação e a paciência para esperar os resultados que virão na hora certa.
Ah!... Essa "tranquilidade com que se espera aquilo que tarda" é muito difícil. Quem nunca desejou pular certas fases pra chegar mais rápido ao objetivo? Quem nunca pendeu ao desânimo e à desistência diante de tempestades e machucados causados pelo árduo trabalho?
A questão é que não adianta colocar o carro na frente dos bois, porque a casa pode cair depois de pronta e tanto quanto pior é desanimar, porque a construção da vida que se deseja pode ficar estagnada por um longo tempo.
Ao encerrar nossa conversa, sr. Marcos disse: "Nunca vi uma jovem tão interessada em construção civil. Tenho certeza que a casa que você pretende construir ficará excelente!"
Eu pensei: "Comecei a construção desta casa desde que nasci." E respondi: "No que depender de mim, ela ficará sim, maravilhosa e bem firme!"

3 comentários:

Anônimo disse...

Oba! Serei o primeiro a comentar! O texto nos diz algo muito sério que é nossa formação. Eu sinto que minha "casa" está bem estruturada, apesar dos terremotos que vem e vão para abalar as estruturas. Estes últimos dias estão sendo tumultuosos: Estou dividido entre duas escolhas possíveis, porém trata-se de uma faca de dois gumes, posso magoar uma pessoa escolhendo determinada opção (Desculpem-me não entrar em detalhes). Só quero dizer que, se sua casa está bem estruturada, não é um furacão ou ventania que possa destruí-la, mas suas marcas com certeza ficaram para sempre. Beijos, Nat.

Anônimo disse...

Olhe,amiga o que eu tenho a dizer é o seguinte;vivemos num constante periodo de mudanças no qual é necessário termos um alicerce firme para quando nos sobrevierm os tempos ruins estármos firmes para tudo e todos.E é esse o principio de tudo a base é o alicerce como se é dito,bjs...continue assim progredindo assim vocêvai longe florzinha.

Anônimo disse...

Meu pai é pedreiro... Mt lgal vc dizer isso... Fiquei viajando agora... Seu texto me lembrou a passagem sobre contruir a casa sobre alicerceres firmes na rocha e não na areia... Vc escreve bem, afinal.