segunda-feira, outubro 02, 2006

MENTIRAS E OMISSÕES


"Porque o problema da mentira não é que alguém possa acabar acreditando nela, mas sim que ela impõe a quem pronuncia uma lealdade mais férrea e duradoura do que a verdade." O ventre da baleira * Javier Cercas

Pra mim mentira é sempre mentira e não tem justificativa, mas acho que existem graus de gravidade que devem ser considerados; estes variam de acordo com o que foi pronunciado e a intenção do sujeito. Com isso, fico me perguntando se alguém que diz mentir pra não machucar o outro tem realmente esse objetivo ou se, na verdade, está evitando o próprio sofrimento de ter que revelar algo encoberto, de encarar a pessoa que se pretende enganar, olhar em seus olhos e dizer o que deve ser dito.
Não mostrar a realidade é muito mais difícil do que se pensa, pois é necessário manter-se na farsa sempre, o enganador torna-se escravo da mentira. Dizer a verdade pode machucar a si mesmo e ao outro, mas fugir disso traz conseqüências piores.
Certa vez uma pessoa, na época muito importante e que eu confiava, mentiu pra mim. Negou algo que se dito naquele instante não faria diferença; 26 dias depois a verdade chegou pela boca de outros, como sempre acontece. A dor foi grande, não pela verdade encoberta, mas pela confiança perdida, pela imagem da "sinceridade em pessoa" ter caído. Quem nunca passou por algo do tipo? Acho que todos passamos por situações parecidas, sejam em graus mais graves ou não.
Não defendo a omissão, mas prefiro-a do que a mentira. A omissão não é sempre desleal e enganadora, a mentira sim. Por exemplo, você pode omitir algo sobre o que está pensando, sobre como se sente (esse foi inspirado por você, Quel), não quer dizer que está enganando, sendo desleal, mas se omitir algo que tem obrigação de dizer aí já vira tudo mentira!
E você, o que pensa?

4 comentários:

Anônimo disse...

oi,nathy fazendo um breve comentário seu texto; está estupendo,tenha sempre contigo a verdade por mais que dolosa ou triste,é melhor que uma mentira bem contada,pois umas das poucas marcas que levamos conosco na vida é a lealdade consigo e com outrem.beijos...continue filosofando.tchau!!!!!

Anônimo disse...

Oi Nat,
Não podemos saber uma verdade absoluta sobre nós mesmos, pois mudamos sempre. A não ser que seja uma idéia imutável, vinda desde que nascemos, algo divino, um dom. Agora, caso comente à você que não gosto de chocolate... e depois de uma semana passe a gostar, eu menti de início? Bom, agora quanto a saber uma verdade (Vista como fatos) e não dizê-la é melhor que mentir. Só que a verdade pode ser contada de diversas maneiras. Então omitir também é ruim, independente do que seja. Exemplos:
O seu amigo, namorado de uma pessoa X a traiu, você viu. O que faria? Se contar a verdade, ok está salva. Se omitir, estará prejudicando alguém. Se mentir para para encobrir seu amgio, estará mentindo. Beijos, até mais.

Anônimo disse...

Cada um tem suas verdades e suas mentiras. Mas a mentira é sempre algo condenável. Mentir faz mais mal principalmente para quem o faz: o peso de sustentar a farsa!
Certa vez um amigo me fez pensar sobre o que é menos pior: controlar o que o outro deve ou não saber ou causar o sofrimento? A namorada do amigo o traia e ele contou a ele... Qual o nosso direito de manipular a verdade em nome do querer bem o outro? Todos nós temos nossas pequenas mentiras (e mentimos até pra nós mesmos...), mas nada justifica a mentira, pois ela sempre prejudica. Mentir é esforço vão porque a verdade sempre vem, enfim, não é?

Natália disse...

Já passei por isso, Manel. Só que no meu caso, o casal era meu amigo. Foi difícil decidir o que fazer, já que ele se sentiria traído por mim se eu contasse a ela o ocorrido, e eu estaria mentindo pra ela se ficasse calada. Então, cheguei pra o rapaz e disse: vc vai contar pra ela, ou eu conto. Ele duvidou de início, disse que eu não faria isso com a nossa amizade e eu fui firme. Disse a ele que seria muito melhor que ela soubesse pela boca dele do que pela minha ou de qualquer outra pessoa. Resultado: no dia seguinte ele contou. Ela ainda se voltou contra mim pq eu esperei 1 dia pra ela saber a verdade. Segundo ela eu deveria ter dito na hora! Bom, por outro lado fico pensando tb sobre o comentário do "EU". Qual o nosso direito de manipular a verdade? Não sei, só sei que nesse caso eu agiria novamente da mesma forma.